quarta-feira, 27 de março de 2013

Discurso do Bial na Vitória da Fernanda no BBB13

“Fernanda... Nasser... O que trouxe vocês até aqui? O que os levou tão longe? Fernanda, movida a desejo de justiça. Bem menina ainda, descobriu que podia ser invisível. Talvez daí venha a sua facilidade em se comunicar com o invisível, o seu gosto pelo "faz de conta". O mundo segundo Fernanda. Príncipes, princesas, magos, fadas e ogros, seres imaginários... Uma grande jogadora, jogadora com cabeça de telespectadora... Por intuição, sabe muito de televisão. Nasser, meninão, doutor grilo. O BBB foi o video-game mais louco que já zerou. Passou por todas as fases, etapas, jogou e se jogou. Até o mau humor melhorou... Ou é impressão minha? Tem um atributo matador: a expressividade. Reage a tudo com sobrancelhas exclamativas, queixos caídos, boca aberta. Olhos esbugalhados. Parece não saber mentir. Pode até esconder, mas anuncia que escondeu, como fez com seus três segredos...

Além da honestidade fácil, tem o fogo da juventude, fome de viver, tentar, experimentar... E um tremendo "fair play", espírito esportivo exemplar. Bate, apanha, não reclama, dá risada! Sobretudo, dá risada de si mesmo, um bem inestimável. É sério sem se levar a sério, sinal de uma inteligência de primeira categoria. Nanda também... Sabe rir de si... Fernanda e Nasser, crianças brincando no jardim do senhor. Lembram que, lá atrás, no primeiro discurso de eliminação, lembram que eu falei de publicidade? Eu disse assim: “A verdade pode vencer, mas para que seja verdade, alguém tem que acreditar nela. E para alguém acreditar na sua verdade, é preciso que alguém escute. E para que alguém escute, é preciso que você desperte o interesse. Para ser interessante, há que ter imaginação. "

Vocês dois tiveram imaginação para despertar interesse, fizeram a gente parar pra escutar e acreditar. Sua verdade venceu. Cá estão vocês. O que vocês não sabem é porquê deu certo. O Big Brother demonstra: a gente nem desconfia dos motivos que nos fazem tomar a maioria absoluta de nossas escolhas e decisões. Cientistas estimam que apenas 5% do que a gente percebe, percebe conscientemente. Os outros 95% estão além de nossa consciência. Na real, o que torna a nossa vida possível, rola fora do nosso controle. Os publicitários sabem disso. À publicidade interessa o inconsciente e o pré-consciente. Mais que o significado das palavras que se diz, o que comunica alguma coisa é a maneira que se diz, o que diz o corpo, o que dizem as mãos. Mais do que a palavra diz, o que diz a voz, o que, acima de tudo, dizem os olhos. O que você faz sem saber, sem querer, é isso que te faz vencer o BBB. Vou anunciar agora quem ganhou. Você vai achar que ganhou pelo que disse.
Não. Foi o jeito que você falou... Doutora.” 



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